O que significa desenvolver Gestão Democrática em escola?
Bom, está lançado o debate. Agora pode expor suas idéias e conhecimentos. Zé Mário

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Gestão Democrática

A globalização tem trazido consigo transformações econômicas, científicas, sociais, ambientais, políticas e educacionais. Com isso, faz-se necessário repensar a formação de profissionais da educação e a gestão da educação, permitindo-lhes agir corretamente diante dos desafios propostos por essa nova era, que é uma era onde predomina a violência, a exclusão social, o individualismo, o consumismo etc.
A Gestão Democrática tem como papel principal, reunir a família, a escola e a comunidadea em um único pensamento, que é o de lutar contra o que é imposto pelo sistema capitalista e buscar os seus interesses, criando assim uma escola crítica, participativa, construtivista, enfim, democrática.

Eis o compromisso do coletivo dos profissionais da educação, dos políticos e dirigentes do país e da hegemonia mundial: a humanização da formação para a cidadania por meio de conteúdos que possam desenvolver “seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter” (idem, ibid.).

Nenhum comentário: